Administradoras de Consórcio: Como escolher a melhor para mim?

administradora de consórcio

Existem diversas administradoras de consórcio autorizadas pelo Banco Central atuando no Brasil. E, por isso, uma dúvida muito recorrente entre os futuros consorciados é: quais parâmetros adotar na hora de escolher a administradora? Como saber qual a melhor para o meu tipo de consórcio?

Já que será de responsabilidade da administradora gerar o contrato que determinará todas as condições do seu consórcio, é importante conhecer as empresas e saber como funciona o consórcio em cada uma delas. E, para isso, fizemos esse artigo em formato de passo a passo para que você saiba qual das administradoras de consórcio é a melhor para você! Confira.

Consórcios: 7 Curiosidades que Você Precisa Saber

Avalie os preços do bem ou serviço

Antes de começar a etapa das pesquisas sobre as empresas, é fundamental que você invista em pesquisas de mercado para saber qual a faixa de preço do bem que você deseja adquirir. Ou do serviço, caso você opte por um consórcio desse segmento.

Essa é uma etapa que deve colocar à prova seus conhecimentos sobre educação financeira. É importante que você se informe ao máximo sobre os preços de mercado, confira os índices de variação de preço etc. Além de identificar sua atual situação financeira para saber qual valor de prestação cabe no seu bolso.

Mas não se preocupe, tudo isso pode ser pesquisado e encontrado na internet. E, além disso, aplicativos de celular para organização financeira podem te ajudar a identificar sua atual situação.

5 Razões para Fazer um Consórcio de Imóveis

Pesquise e compare

Depois desse primeiro momento de informação e organização, você deverá pesquisar mais a fundo sobre as administradoras que oferecem o consórcio que você procura. E esta pode ser a etapa mais trabalhosa.

No entanto, para evitar dificuldades, muitos consultores atuam na área para auxiliar os futuros consorciados na escolha da administradora de consórcio ideal. Como por exemplo a List Consórcios. No site da List, você simula o consórcio e depois a empresa se responsabiliza por comparar sua simulação de consórcio com 15 administradoras autorizadas pelo Banco Central.

Com esse apanhado geral, você poderá analisar de maneira mais prática as opções que tem em mãos. Para, em seguida, tomar a melhor decisão. E tudo isso com o apoio de uma consultoria especializada.

De maneira geral, é importante que você se empenhe em conhecer os planos de consórcio oferecido pelas administradoras. Considerando detalhes sobre a carta de crédito, os lances, os prazos etc.

Carta de Crédito de Consórcio: Tudo o que Você Precisa Saber

Como funciona a correção do valor da carta de crédito dos consórcios?  

Simule com as administradoras de consórcio

Certamente, a esta altura, você já terá realizado alguma (ou algumas) simulação. Mesmo assim, é válido mencionar em um tópico que você deve simular o máximo possível. A simulação oferece a você estimativas bastante próximas da realidade. Assim, você poderá saber como decorrerão os meses ao longo do seu consórcio.

Além disso, também é importante enfatizar que se mesmo depois da etapa anterior você ainda não tiver escolhido a administradora, realizar a simulação com suas principais opções pode ajudar a tomar a decisão final.

Solicitar simulação de consórcio

Mantenha-se informado, sempre!

Por fim, mas não menos importante: mantenha-se informado, sempre. Ao comprar sua conta em um grupo de consórcio, é fundamental que você esteja sempre a par das assembleias e do andamento do consórcio como um todo.

Ao entrar em um consórcio, mesmo que você esteja, teoricamente, pagando parcelas a si mesmo, você também assume uma responsabilidade com um grupo de pessoas que compartilham do mesmo objetivo que você. Então, estar informado é garantir que tudo corra dentro do esperado e sem qualquer dor de cabeça!

Restou alguma dúvida? Então confira nosso Guia Básico Sobre Consórcios para entender ainda melhor os detalhes dessa modalidade de compra que tem beneficiado milhares de brasileiros na compra de bens e aquisição de serviços!