Carta de Crédito de Consórcio: Tudo o que Você Precisa Saber

Carta de Crédito de Consórcio: Tudo o que Você Precisa Saber
Carta de Crédito de Consórcio: Tudo o que Você Precisa Saber

Ao entrar em um consórcio, o momento mais esperado pelos consorciados é o de receber a carta de crédito. No entanto, muitas dúvidas podem surgir nessa etapa. As perguntas mais frequentes são: e agora, o que devo fazer? Como a compra será realizada? Como funciona o uso da carta de crédito?

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo que pretende te explicar tudo direitinho! Vamos do princípio.

Carta de Crédito de Consórcio: Tudo o que Você Precisa Saber

O que é uma carta de crédito?

A carta de crédito é, basicamente, sua forma de receber o valor do consórcio quando for contemplado, por meio de lance ou sorteio. A carta informará o valor do seu consórcio.

É como se, de maneira geral, a administradora de consórcios te fornecesse um “vale” consórcio. Ou seja, a carta representa o dinheiro, mas não consiste no dinheiro propriamente dito, em espécie.

Como funciona a carta de crédito?

A partir do momento que você for contemplado, receberá sua carta, cujo “tipo” de compra será previamente definido quando começar a participar do consórcio.

Então, se você escolheu um consórcio de automóveis, não poderá comprar um imóvel quando for contemplado, por exemplo.

Mesmo assim, em função da versatilidade dos consórcios, você poderá investir em diversos tipos de itens que estejam relacionados com veículos e demais automotivos.

Ao contrário do que muitos pensam, você não receberá o dinheiro em sua conta ou algo do tipo. Você receberá aquilo que chamamos de “vale” acima. E a utilização da sua carta se dará da seguinte forma:

O solicitante (consorciado) deverá escolher o bem que deseja adquirir e, em seguida, repassar dados do vendedor para a administradora. Os dados variam conforme o tipo de bem.

No caso dos imóveis, será preciso fornecer informações como registro na prefeitura e comprovante de quitação de IPTU, por exemplo.

Depois, a administradora – que terá a garantia de que a compra é segura por meio dos dados fornecidos – se encarregará de concluir a compra.

Simples assim!

Quais são as vantagens?

Diversas são as vantagens do uso da carta de crédito e do investimento em consórcios em geral. Você pode investir em consórcios para diversas finalidades a fim de realizar seus sonhos de consumo!

Segurança

A primeira grande vantagem aqui é a segurança e o custo benefício. A segurança é garantida pelo fato de que somente o solicitante pode utilizar a carta de crédito.

O custo benefício é evidente sob diversos aspectos, mas nos referimos a ele aqui em função da diferença de transação monetária. Por exemplo, já que o dinheiro não será transferido para a sua conta, você não estará sujeito a taxas e impostos.

Você poderá negociar descontos

A utilização da carta de crédito funciona quase como um pagamento à vista. Dessa forma, você poderá negociar descontos com o vendedor do bem de sua escolha. O que surge como mais uma vantagem no que diz respeito ao custo benefício dos consórcios.

Você poderá resgatar seu investimento

Se for o caso de você já ter conseguido comprar o bem que queria quando sua carta for contemplada, você poderá resgatar o seu investimento.

Nesse tipo de situação, você usará sua carta para receber seu investimento de volta. No entanto, isso só poderá ser feito quando todos do grupo de consorciados já tiverem sido contemplados.

Por fim, devemos lembrá-los mais uma vez de que é possível investir em consórcios dos mais variados tipos e que as vantagens são inúmeras. Invista no seu sonho

Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário!