5 Razões para Fazer um Consórcio de Imóveis

5-RAZÕES-PARA-FAZER-UM-CONSÓRCIO-DE-IMÓVEIS
5-RAZÕES-PARA-FAZER-UM-CONSÓRCIO-DE-IMÓVEIS

A ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) registrou altas de 53,2% e 32,4% entre janeiro e outubro de 2017 com relação ao consórcio de imóveis no ano de 2016. E não é à toa! As vantagens de comprar um imóvel próprio com o consórcio são evidentes. E os brasileiros certamente têm escolhido a melhor opção para o bolso.

Pensando nisso, a List preparou este artigo especialmente para você que está sonhando em comprar sua casa própria mas ainda se sente inseguro sobre sua escolha de forma de pagamento.

Consórcios: 7 Curiosidades que Você Precisa Saber

5 Razões para Fazer um Consórcio de Imóveis

1) Consórcio de imóveis não tem taxas de juros

O primeiro motivo diz respeito a um aspecto totalmente financeiro. O consórcio de imóveis não tem taxas de juros. Somente taxas administrativas (que tem a média de 1,46% ao ano no caso dos imóveis) que serão diluídas até o prazo predefinido.

Se compararmos essa vantagem com os financiamentos imobiliários, já seria suficiente para escolher o consórcio. Visto que os juros podem fazer com que você pague mais do que o dobro do valor do imóvel.

2) Não tem valor de entrada

Também em oposição ao financiamento imobiliário, o consórcio não requer o desembolso de um valor de entrada, que tornaria mais distante o seu sonho de aquisição.

Isso porque seria necessário certo tempo juntando a quantia necessária para o valor de entrada.

No caso do consórcio de imóveis, basta adquirir sua cota. Em seguida, você começará a pagar suas parcelas. Bem como participar as assembleias, podendo fazer lances e aumentar sua chance de ser contemplado mais rápido.

3) Mais rápido

Em alguns casos, o consórcio de imóveis pode garantir que você adquira seu imóvel mais rápido do que no caso de um pagamento à vista com economias de uma poupança ou mesmo com financiamento imobiliário.

Se considerarmos o funcionamento de algumas administradoras, notaremos que dependendo do número de sorteios mensais associado ao número de consorciados pode garantir que você seja contemplado até a metade do prazo.

4) É uma forma de investimento

A flexibilidade do sistema de consórcios com relação à utilização da carta de crédito contemplada surge como mais uma das razões para que você opte pelo consórcio de imóveis.

Essa modalidade de compra pode ser considerada como um investimento seguro e vantajoso, em função das taxas, parcelas e possibilidade de lances. Bem como a liberdade de escolha com relação ao bem que você comprará com o crédito.

Esse, na verdade, é um fato estatisticamente comprovado por meio da ABAC, cujas pesquisas de 2017 nos permitem afirmar que 78% dos consorciados entendem o consórcio como uma forma de investimento.

Carta de Crédito de Consórcio: Tudo o que Você Precisa Saber  

5) Risco de inadimplência é menor

Considerando que ao simular seu consórcio você definirá o valor que deseja pagar em cada parcela, a tendência é que o risco de inadimplência seja menor. Isso porque você não estará assumindo uma parcela que pode deixar suas contas apertadas somente pela necessidade de conquistar seu imóvel próprio.

Além disso, o consórcio de imóveis funciona como uma ótima forma de garantir a disciplina necessária para uma poupança, por exemplo. Isso porque você estará se comprometendo com um grupo de outras pessoas que tem o mesmo interesse que você.

Sabemos que imprevistos acontecem, e aqui o consórcio surge como a melhor escolha mais uma vez. Você poderá negociar acordos com a administradora em caso de atraso do pagamento.

De maneira geral, consórcio de imóveis é o investimento mais seguro para o seu bolso. E também o caminho mais prático para conquistar seu sonho de imóvel próprio!

Ainda restou alguma dúvida sobre o consórcio de imóveis? Então confira nosso novo material exclusivo e gratuito, o Guia para Compra de Imóveis!

Pensou consórcio? É List!