Vale a pena usar o Consórcio como Investimento?

consórcio

O consórcio existe no Brasil há muitos anos e desde o seu surgimento já passou por diversas alterações, a fim de permanecer sempre coerente com os mercados e também com os interesses dos consorciados.

Se, em meados dos anos 60, os consórcios surgiram como uma ótima solução para o grupo de pessoas que tinham o mesmo sonho de consumo (automóveis), pode-se dizer que atualmente a funcionalidade do sistema permite que o consórcio seja usado também como forma de investimento.

E como isso pode ser feito de diferentes formas, muitas pessoas se perguntam se realmente vale a pena optar por esse tipo de investimento, ao invés dos tradicionais… Diante desse contexto, resolvemos esclarecer a questão! Confira.

Sim, vale a pena! Entenda porquê

Consórcios: 7 Curiosidades que Você Precisa Saber

1- Disciplina

Pode-se dizer que o consórcio é uma ótima forma de manter a disciplina necessária para poupar dinheiro mensalmente. Primeiro porque você estará se comprometendo com um grupo de pessoas que compartilham do mesmo interesse que você.

E também porque, de certa forma, é como se você pagasse a si mesmo as parcelas mensais, visto que o fundo arrecadado será “entregue” a você por meio da carta de crédito, quando contemplada.

2- No caso dos veículos…

Quando se trata de consórcio de veículos, o investimento pode ser feito da seguinte forma: você compra sua cota e paga suas parcelas, normalmente. Quando for contemplado, você poderá vender seu atual carro e aplicar o valor recebido, a fim de lucrar com os juros. E, assim, pagar as prestações restantes com esse valor.

Além de conquistar seu novo carro, você estará fazendo com que o dinheiro da venda do antigo renda “bons frutos”.

3- No caso do consórcio de imóveis…

O consórcio de imóveis é, de longe, a melhor forma de investir por meio dos consórcios. E isso se justifica por diversas razões… A primeira delas é que um imóvel é um patrimônio de valor mais alto.

Além disso, você pode optar por vender sua carta de crédito após a contemplação, lucrando com o ágio. E esse é um assunto que desenvolveremos em um material exclusivo, para que você entenda exatamente como funciona.   

Uma outra forma de investir no consórcio de imóveis é comprar seu imóvel com o crédito e alugar o local. A fim de utilizar o valor para pagar o restante das parcelas. O que, em muitos casos, pode render até mesmo um valor extra que poderá ser poupado.

5 Razões para Fazer um Consórcio de Imóveis

4- Venda da carta de crédito

Conforme mencionamos no tópico anterior, a venda da carta de crédito contemplada é uma das formas mais eficientes de lucrar com o seu investimento em consórcio.

Após ter seu crédito contemplado, você venderá sua cota, lucrando com o ágio. Assim, a pessoa que comprar sua carta assumirá a responsabilidade das parcelas restantes.

E para que você entenda por qual razão alguém compraria sua cota no consórcio ao invés de investir diretamente no bem que deseja comprar, aqui vai uma breve explicação:

No caso dos imóveis, por exemplo, as parcelas do consórcio são de valor mais reduzido do que as do financiamento. Além disso, um financiamento teria juros, o que não ocorre no consórcio. E, por fim, a burocracia e o tempo utilizado para concluir o investimento são menores no caso da compra da carta.

E é por isso que o mercado é tão lucrativo nesses casos.

Carta de Crédito de Consórcio: Tudo o que Você Precisa Saber

5- Garantias por meio de seguros

Uma outra razão que confirma o fato de que vale a pena usar o consórcio como investimento são os seguros garantidos pelo sistema. Como por exemplo, o seguro prestamista, que pretende evitar a inadimplência em caso de falecimento ou invalidez do responsável pelos pagamentos.

Ou então o fundo de reserva, cujo valor é diluído nas parcelas, que serve para cobrir eventuais insuficiências de dinheiro do fundo comum, para cobertura em casos de inadimplência, e também para diversas outras finalidades.

E, por fim, o prêmio-pontualidade-seguro, sorteado semanalmente pela Caixa Econômica Federal. O prêmio consiste em um valor em dinheiro sorteado para os consorciados (cujos pagamentos estejam em dia, certamente).

E essas são somente algumas das razões pelas quais o consórcio ainda é uma ótima e lucrativa forma de investimento. Se quiser saber mais, confira nosso infográfico para entender melhor ainda o funcionamento do sistema.