Dúvidas sobre Consórcios?

Respondemos todas as dúvidas de nossos visitantes e clientes.


Dúvidas Gerais

1A List é uma Administradora de Consórcios?
Não. A List Consórcios é uma correspondente bancária que atua conforme a legislação imposta pelo Banco Central, nos termos da Resolução nº 3.954, de 24 de fevereiro de 2011. Nossa função é ajudar você a encontrar a melhor opção existente no mercado.
2Estão dizendo por ai que a simulação da List é gratuita e personalizada. É verdade?
Sim. Ao solicitar a simulação você irá preencher um formulário simples. Com base nas informações fornecidas por você, vamos simular as melhores opções em consórcios e entrar em contato contigo, fornecendo estas informações e ajudando você a concretizar a contratação.

Imóveis

1Quanto vocês cobram para me ajudar?
Não cobramos nenhum valor para encontrar a opção de consórcio que cabe o seu orçamento. Fique a vontade para falar com nosso consultor!
2As parcelas do consórcio tem juros?
O consórcio de veículos NÃO TEM juros.
3E se a administradora quebrar?
Há uma legislação específica que protege o sistema de consórcio, você mesmo pode consultar a Lei nº 11.795, de 2008. As Administradoras de Consórcios são supervisionadas pelo Banco Central, protegendo ainda mais o seu investimento. E todo o valor arrecadado fica em custódia, o que quer dizer que a administradora recolhe apenas a taxa de administração.
4A List é a administradora do consórcio?
Não. Nós atuamos de forma independente na pesquisa, análise e na intermediação de negócios entre clientes e as administradoras de consórcios de imóveis, ajudando você a encontrar a melhor opção de investimento em imóveis de acordo com o seu orçamento mensal.
5Não é melhor eu guardar esse dinheiro na poupança?
A decisão é sua. Mas estudos indicam que 70% das pessoas que iniciam uma poupança resgatam ela em menos de 12 meses e na maioria dos casos para gastos supérfluos. O consórcio ajuda com a disciplina de todos os meses você pagar a parcela e não ter liquidez de simplesmente transferir o valor que já depositou.
6Quanto tempo demora a contemplação?
Existem dados estatísticos que comprovam que dependendo da administradora de consórcio, 60% do grupo é contemplado até a metade do plano de consórcio de imóveis. Existem outras formas de antecipar a contemplação através de lances, além dos próprios sorteios mensais.
7Como vocês vão me ajudar realmente?
Além de encontrar a melhor opção de consórcio para o seu orçamento familiar, a List disponibiliza para você diversos materiais educativos que vão impactar na forma como você cuida do seu orçamento familiar e como construir um patrimônio da maneira correta.
8Posso usar o FGTS para Liquidação, Amortização ou Pagamento de Parte das Prestações?
Em consulta ao site da Caixa Econômica Federal (http://www.caixaseguradora.com.br/paravoce/consorcios/Paginas/Uso-FGTS.aspx) em 10/01/2018, é possível sim. Existem condições e regras estabelecidas que é preciso seguir, então fique sempre atento as mudanças das condições e regras.

Veículos

1Como saber se a administradora de consórcio é confiável?
A List trabalha somente com administradoras autorizadas pelo Banco Central, afirmando o compromisso de credibilidade e confiança com o cliente.
2O que é e como funciona o consórcio de carros?
Procuramos gratuitamente para você as melhores administradoras de consórcio de veículos. Verificamos se ela autorização para funcionar e procuramos grupos de interesse em comum ao seu para a aquisição de veículos. É necessário atingir um número mínimo de participantes para sortear um carro todo mês, então, somente quando o grupo tem essa quantidade de integrantes os consorciados começam a pagar as parcelas mensais. No mínimo um participante será sorteado por mês e levará a carta de crédito para comprar o carro. Além disso, existem os lances como forma de conseguir o veículo sem esperar pelo sorteio. Os consórcios de carros costumam durar até oito anos, ou seja, você pode ser sorteado no começo ou nos últimos anos do prazo.
3Como eu participo de um consórcio de veículos?
Nós encontramos a melhor administradora e melhor grupo para que você possa participar, de acordo com os seus interesses.
4Como eu faço o pagamento das parcelas do consórcio de veículos?
Assim que você entrar no consórcio, a administradora irá lhe enviar mensalmente o boleto (ou outra forma de pagamento) para o seu endereço ou e-mail. Basta pagá-lo pelo site do banco ou no caixa eletrônico. O boleto precisa ter todas as informações sobre o consórcio, como a quantidade de consorciados que foram sorteados no último mês”, explica o presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), Paulo Rossi.
5As parcelas do consórcio de veículos têm juros?
O consórcio de veículos NÃO TEM juros.
6As parcelas do consórcio de carros sofrem reajuste?
Sim, isso pode acontecer. Geralmente, o reajuste segue a tabela do fabricante do veículo que você escolheu, ou seja, se o carro do seu consórcio ficar mais caro, a parcela também vai subir. Por isso, o presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), Paulo Roberto Rossi, recomenda que você entenda esse reajuste antes de comprar a cota. “É preciso saber quais motivos farão o valor da parcela aumentar ou diminuir porque, quando eles levam em conta a tabela do fabricante do carro, o reajuste acontecerá todas as vezes que essa tabela mudar”, explica.
7Como faço para ser contemplado no consórcio de veículos?
Existem duas maneiras: o sorteio e o lance. Cada administradora faz no mínimo um sorteio mensal entre todos os participantes do consórcio que estão com o pagamento em dia. No lance, a regra muda: quem ofertar o maior lance é o vencedor.
8Se o meu lance não for o mais alto, eu perco meu dinheiro?
Não. Isso porque quando você dá o lance, você não faz o pagamento das parcelas que vai antecipar. Este é o momento de avisar a administradora e, caso ganhe a disputa, pagar o que decidiu. Então, quando o seu lance não vence, basta ficar com o dinheiro e planejar a próxima tentativa.
9Eu preciso estar com meu nome limpo, sem SCPC, SERASA?
Não existe nenhum problema se você deseja contratar um consórcio. Porém, no momento da contemplação você passará por uma análise de crédito, sendo possível a não ocorrência da contemplação devido a restrições cadastrais.
10Quantos sorteios acontecem por mês no consórcio de carros?
As assembleias são mensais, com as datas variando de administradora para administradora.
11Como funciona a carta de crédito do consórcio de veículos?
Ao ser contemplado, você terá o direito de utilizar a carta de crédito para a aquisição de um veículo, conforme as regras da administradora. Este veículo ficará em garantia até o pagamento da última parcela ou liquidação antecipada do consórcio.
12Dá para usar a carta de crédito como lance?
Sim, e essa operação é conhecida como lance embutido. Nesse caso, você oferece uma porcentagem da sua carta de crédito como lance no leilão. Então, quando for contemplado, ela terá um valor menor para gastar no carro porque será descontado o que você deu no lance. Por exemplo: se a sua carta de crédito é de 50 mil reais, você pode fazer um lance de 15 mil reais. Se ganhar, terá 35 mil reais para comprar o veículo.
13Eu tenho que continuar pagando as parcelas depois de ser sorteado no consórcio de carros?
Sim. Independentemente de ser sorteado no começo do consórcio, você deve continuar pagando até que todos do seu grupo recebam o carro.
14O que acontece se eu atrasar o pagamento do consórcio?
Há cobrança de juros e multa, que deverão ser pagos até o sorteio seguinte. Mas se você atrasar muitas parcelas poderá sofrer consequências mais graves, como ser excluído do grupo. No caso de um consorciado que já foi sorteado e deixou de pagar, a administradora pode entrar com um processo e fazer a apreensão do veículo.
15O que fazer se eu não consigo mais pagar o consórcio de veículos?
Se você percebeu que não está dando conta das parcelas, pode tentar três saídas: 1) Passar a sua participação para um interessado em comprar a sua cota; 2) Procurar outro bem mais barato que a administradora esteja sorteando, pois as parcelas podem ficar menores; 3) Em último caso, ir até a administradora e pedir sua exclusão do grupo. Você terá que pagar uma multa e esperar ser sorteado para receber o dinheiro que pagou nas parcelas anteriores.
16Depois de contemplado, eu recebo em dinheiro?
Essa carta de crédito é um direito que você possui de utilizar aquele valor para a aquisição de um veículo, conforme as regras pré-acordadas em contrato com a administradora. O recurso será pago diretamente para o vendedor, seja ele pessoa física ou jurídica. O veículo ficará como garantia da operação até o pagamento da última parcela do consórcio, protegendo os demais participantes do grupo.
17Se eu mudar de ideia e querer comprar outro veículo no momento da contemplação, eu posso?
Sim. Você definirá o veículo a ser adquirido com sua carta de consórcio no momento da contemplação. Porém, não poderá modificar ela para uma carta de imóvel, por exemplo, por ser o consórcio uma modalidade de compra específica, sendo possível a utilização dela para aquisição de um bem específico, neste caso o veículo. (carro/moto/caminhão/avião)
18E se o carro que eu quero tiver um preço diferente da minha carta de crédito?
Não tem problema. Se for um modelo mais barato, você pode comprá-lo e usar o resto do dinheiro para quitar as parcelas do consórcio, o IPVA e até o seguro. Se for mais caro, você usa a carta de crédito e completa o restante do dinheiro.
19É possível comprar um carro usado com o consórcio de veículos?
Sim, pois a carta de crédito permite que você adquira qualquer bem dentro da categoria. Mas fique atento: as administradoras costumam colocar um limite em relação ao ano de fabricação do veiculo, então, verifique essa condição no contrato.
20Qual é o prazo máximo para retirar o carro, depois que fui sorteado?
Até o consórcio acabar. Se você for sorteado e não quiser comprar naquela hora, a administradora deve depositar o valor da carta de crédito em uma poupança e você tem o prazo mínimo de seis meses para sacar.

Serviços

1Como saber se a administradora de consórcio é confiável?
A List trabalha somente com administradoras autorizadas pelo Banco Central, afirmando o compromisso de credibilidade e confiança com o cliente.
2O que é e como funciona o consórcio de serviços?
O consórcio de serviços é um consórcio com a finalidade de aquisição de uma prestação de serviço, podendo ser ela um casamento, uma festa de 15 anos, formatura, procedimento estético (cirurgias e procedimentos pós cirurgicos) entre outros. Qualquer prestação de serviço se enquadra dentro do consórcio de serviços.
3Como eu participo de um consórcio de serviços?
Nós encontramos a melhor administradora e o melhor grupo para que você possa participar, de acordo com os seus interesses.
4Como eu faço o pagamento das parcelas do consórcio de serviços?
Assim que você entrar no consórcio, a administradora irá lhe enviar mensalmente o boleto (ou outra forma de pagamento) para o seu endereço ou e-mail. Basta pagá-lo pelo site do banco ou no caixa eletrônico. O boleto precisa ter todas as informações sobre o consórcio, como a quantidade de consorciados que foram sorteados no último mês”, explica o presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), Paulo Rossi.
5As parcelas do consórcio de serviços têm juros?
O consórcio de serviços não cobra juros. A única cobrança é uma taxa, chamada de taxa de administração. É com esta cobrança que a empresa ganha dinheiro por organizar os grupos, realizar os sorteios e guardar os pagamentos que cada consorciado faz mensalmente.
6As parcelas do consórcio de serviços sofrem reajuste?
Sim, isso pode acontecer. Geralmente, o reajuste segue a tabela da inflação anual. Mas varia de cada administradora. Nosso suporte irá orientar você no momento da contratação.
7Como faço para ser contemplado no consórcio de serviços?
Existem duas maneiras: o sorteio e o lance. Cada administradora faz no mínimo um sorteio mensal entre todos os participantes do consórcio que estão com o pagamento em dia. No lance, a regra muda. Os interessados disputam pelo número de parcelas que conseguem pagar naquele mês. Então, o consorciado que antecipar o pagamento de mais mensalidades levará o crédito para utilizar no serviço desejado.
8Se o meu lance não for o mais alto, eu perco meu dinheiro?
Não. Isso porque quando você dá o lance, você não faz o pagamento das parcelas que vai antecipar. Este é o momento de avisar a administradora e, caso ganhe a disputa, pagar o que decidiu. Então, quando o seu lance não vence, basta ficar com o dinheiro e planejar a próxima tentativa.
9Eu preciso estar com meu nome limpo, sem SCPC, SERASA?
Não existe restrição a nome "limpo" ou "sujo" para entrar em um consórcio. Porém, quando for você contemplado(a), irá passar pela analise de credito, não aceitando se o CPF tiver restrições. Porém, até ou no momento da contemplação, você poderá levantar recursos para retirar a restrição e se beneficiar pela contemplação.
10Quantos sorteios acontecem por mês?
As assembleias são mensais, com as datas variando de administradora para administradora.
11O que acontece se eu atrasar o pagamento do consórcio?
Há cobrança de juros e multa, que deverão ser pagos até o sorteio seguinte. Mas se você atrasar muitas parcelas poderá sofrer consequências mais graves, como ser excluído do grupo. No caso de um consorciado que já foi sorteado e deixou de pagar, a administradora pode acionar os meios de proteção a crédito existentes no mercado, como SCPC, SERASA etc.
12O que fazer se eu não consigo mais pagar o consórcio?
Se você percebeu que não está dando conta das parcelas, pode tentar três saídas: 1) Passar a sua participação para um interessado em comprar a sua cota; 2) Procurar outro bem mais barato que a administradora esteja sorteando, pois as parcelas podem ficar menores; 3) Em último caso, ir até a administradora e pedir sua exclusão do grupo. Você terá que pagar uma multa e esperar ser sorteado para receber o dinheiro que pagou nas parcelas anteriores.
13Eu recebo a carta de crédito em dinheiro?
Não. Quando alguém é sorteado, deve escolher a modalidade do serviço e informar para a administradora, pois ela fará todo o processo da compra. O dinheiro da carta de crédito não cai na sua conta – ele é usado adquirir o serviço.
14Posso adquirir outro serviço ao invés daquele que desejei no início?
Pode. No consórcio de serviços você adquire um cota de crédito para utilizar. Por exemplo: você orçou um serviço em 15 mil reais. Você vai adquirir um consórcio de serviços com base nesta cota e receberá o crédito para usar em determinado serviço a sua escolha.
15Qual é o prazo máximo para retirar a carta de crédito, depois que fui sorteado?
Até o consórcio acabar. Se você for sorteado e não quiser comprar naquela hora, a administradora deve depositar o valor da carta de crédito em uma poupança e você tem o prazo mínimo de seis meses para sacar.

Solicite agora mesmo uma simulação de Consórcios!

O Guia Básico sobre Consórcios

Você pode baixar nosso Guia inédito e gratuito agora mesmo! O Guia Básico sobre Consórcio vai ajudar você a compreender como funciona um sistema de consórcio, as vantagens, modelos e dicas sobre como utilizar esse modelo para investir de forma segura e custando menos que um financiamento.


SIM, EU QUERO BAIXAR!